quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BIOS

Menu principal


Ao entrar setup verá o menu principal para visualizar as opções de chamar outros menus de configuração. Essas opções são basicamente os listados abaixo.
Instalação da CPU : Em computadores onde a Motherboard não tem jumpers de configuração, você vai descobrir que esse menu é usado para configurar o processador: multiplicação de clock, clock externo, etc.
Standard CMOS Setup: Configuração básica. Este menu permite a configuração básica do computador, como data de unidade de disquete, tipo e tempo, e os parâmetros do disco rígido, parâmetros do disco rígido podem ser configurados automaticamente através de uma opção chamada Hdd Auto Detection.

Advanced CMOS Setup (ou BIOS Features Setup): Configuração avançada. Aqui você pode encontrar algumas opções de configuração avançada que na maior parte refere-se a personalização do computador e que pode ser mudado de acordo com suas preferências pessoais. Existem também algumas opções que podem aumentar o performance do computador.
Advanced Chipset Setup: Estas são as opções para configurar o chipset da Motherboard.
Essas opções incluem configurações que normalmente se referem ao acesso à memória RAM do computador, como os estados de espera.
PCI / Plug and Play Setup: Configura os recursos alocados para os dispositivos instalados no computador, como placas de som e fax / modems.
Power Management Setup: Neste menu você pode fazer toda a configuração de gestão de energia, a fim de poupar energia.
Instalação de periféricos (ou Integrated Peripherals): Configura os dispositivos integrados na Motherboard.
Auto Configuration With BIOS Defaults: Define valores fabricante para todas as opções de configuração.
Auto Configuration With Power-on Defaults: Define os valores guardados no CMOS para todas as opções de configuração. 
Alterar Password: Configura uma senha que será pedida quando ligar o computador.
Auto Detect Hard Disk (ou HDD Auto Detect ou IDE Setup): Lê computador instalado discos rígidos IDE parâmetros e configura automaticamente a configuração avançada de acordo com a leitura de valores.
Hard Disk Utility (ou HDD Low Level Format): Formata o disco rígido de baixo nível (formatação física).
Write  CMOS e Sair: Guarda as alterações feitas em memória de configuração CMOS setup e saídas.


Basic CMOS Setup


Tipos de unidade de disquete instalada no computador.  Deve-se configurar o tipo de unidades A e B da unidade de disquete que são instalados no computador (2,88 MB, 1,44 MB, 1,2 MB, 720 KB ou 360 KB). Um erro comum é pensar que, para trocar a unidade A com a unidade B é preciso apenas mudar a configuração neste parâmetro. Mas isso não é totalmente correcto. Para trocar a unidade A com a B é preciso realmente abrir o computador e alterar as posições do flat cable ligando as unidades para os controladores (normalmente na placa-mãe). A unidade instalada na extremidade do cabo plano será sempre A, e a unidade ligada a meio do conector será unidade B. Como actualmente a maioria dos computadores têm apenas uma unidade (uma unidade de 1,44 MB), você deve definir a unidade B como não instalado.
Geometria do disco rígido. Esta é a configuração mais difícil do setup básico mas, felizmente, existe uma opção no menu principal do setup - chamada Hdd Auto Detection, IDE Setup ou similar, que lê-se no disco rígido e configura os dados da geometria do disco rígido automaticamente.
Placa de vídeo. Configurar como EGA / VGA. Se você tiver um computador equipado com uma placa de vídeo VGA ou Super VGA e um monitor monocromático instalado, a opção correcta é EGA / VGA que configura a placa de vídeo instalada, e não monocromática, uma vez que a sua placa de vídeo não é uma placa MDA.
Configuração da data e hora nas opções de data e hora.


Advanced CMOS Setup

Conforme referido pelo próprio nome, o advanced mostra CMOS Setup a configuração das opções avançadas do computador. No entanto, as opções de configuração mais avançadas são definidas de acordo com as preferências do utilizador.

Typematic Rate Programming: configura a taxa de repetição do teclado habilitando essa opção. A configuração de taxa de repetição é feita por meio de uma das duas opções a seguir:
Typematic Rate Delay: Configura o tempo que o computador espera antes de começar a repetir uma tecla caso você mantenha ela pressionada.
Typematic Rate: Configura o número de caracteres por segundo que a repetição automática irá gerar.
Quick Power On Self Test: Em BIOS Award, o teste de memória é executado três vezes.
 
Acima de 1 MB Memory Test: Accione essa opção para ter toda a memória RAM testada durante a contagem de memória.
Memory Test Tick Sound: acciona o som de sistema durante a contagem de memória.
Hit <del> Message Display: Tendo essa função activada, a "Hit <del> to Run Setup" é exibida durante a contagem de memória.
Wait For <F1> If Any Error: Similarmente à opção anterior, habilita a exibição de "Press F1 To Resume" caso ocorra um erro durante Post On Self Test.
System Boot Up Num Lock: Configura o status Num Lock chave ao ligar o computador.
System Boot Up Sequence: Configura a sequência de boot, ou seja, de qual unidade o boot será executado.
Boot sector Virus Protection (ou anti-virus ou Virus Warning): Cuidado, pois alterar desta opção pode levar a erro.
Senha opção de verificação (ou Security Option): No setup de instalação principal, podemos definir por meio da opção Change Password, uma senha que será pedida quando o computador está ligado.
Swap Floppy Drive ou Floppy Drive Swapping: Essa opção permite que a unidade A troca com a unidade B.
PCI VGA Palette Snooping ou VGA Palette Snoop: Essa opção permite que o cumprimento de antigas placas de vídeo com resolução superior ao padrão VGA.
Hard Disk Type 47 RAM Area ou Área ROM Extended RAM ou prolongado BIOS RAM Área ou Scratch Opção RAM: Esta opção configura o BIOS como área de rascunho na memória RAM é acedida.
Memória cache externa ou cache de memória L2: Activa Cache de Memória L2.
Memória cache L1 interno ou Memory Cache: Permite memória cache L1.
Sistema de BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Cacheable: Esta opção permite o acesso a BIOS usando o cache de memória acelerar o computador.
Video BIOS Cacheable ou Vídeo Cacheable Option ou Video ROM Cache: Idem para o vídeo memória ROM da placa.   
System ROM Shadow ou Main BIOS Shadow ou Adaptor ROM Shadow F000, 64K ou F Segment Shadow: O shadow é uma técnica onde os conteúdos ROM são copiados para a RAM, que é acedida em vez da ROM.
Video ROM Shadow ou Adaptor ROM Shadow C000, 32K ou Adaptor ROM Shadow C400, 16K: Idem para a memória ROM da placa de vídeo.  
Outras opções de Shadow: As opções de shadow deverão permanecer com deficiência, que normalmente não há outras memórias ROM no computador, portanto não há necessidade de se habilitar shadow de outras áreas de memória.
Floppy Disk Acess Control: Isso configura opções se o utilizador tem acesso total à unidade de disquete (Read / Write opção) ou se ele só é permitida a leitura deles (opção Read Only).   
HDD Sequence SCSI / IDE First: Se você tiver um disco rígido IDE e um SCSI instalados simultaneamente no computador, você precisará configurar, através desta opção de boot que irá.
Assign IRQ for VGA: Essa opção força a utilização de uma linha de interrupção da placa de vídeo.

Init Display First: Se você tiver mais de uma placa de vídeo instalada, a fim de fazer uso do suporte ao Windows 98 exibe vários, e se uma delas for AGP, você terá que definir qual a placa de vídeo irá iniciar a primeira, por meio desta opção. a placa AGP ou a placa PCI.
BIOS Update: Esta opção permite upgrade de BIOS
Relatório n º FDD: Habilite essa opção apenas se você não tem nenhuma unidade de disquete instalada.  
Delay for HDD: Discos rígidos muito antigos demoram um pouco para alcançar sua velocidade de rotação.
S.M.A.R.T. Para discos rígidos: É uma instalação interna de prevenção de diagnóstico que é realizado por disco rígido informar ao processador a probabilidade de um dano possível em um futuro próximo, dando tempo para o usuário fazer o backup dos seus dados antes de ocorrerem danos.
Graphics Aperture Size: placas de vídeo AGP podem usar a memória RAM para armazenar dados z-buffering e de texturas.
 
CPU Level 2 Cache ECC Verificação: processadores da Intel Pentium II-300 a partir permitir a utilização de um modo avançado de correcção de erro ao aceder a memória cache L2, chamado ECC (Error Correction Code).
Sistema de BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Shadow Cacheable: Esta opção permite a utilização de memória cache quando o acesso à BIOS.
Video BIOS Cacheable ou Vídeo Cacheable Option ou Video ROM Cache: Essa opção é equivalente à opção anterior, excepto para a memória ROM placa de vídeo.


Advanced Chipset Setup

A maioria das opções desse menu dizem respeito à configuração do acesso à memória RAM.
Verificação de Paridade erro de memória: Permite teste de paridade.

DRAM ECC / Parity Select: Selecciona o método de correcção de erro usado para acesso à memória RAM.
Verificação ECC / Geração: Permite esquema ECC de correcção de erro.   
Run OS / 2> = 64 MB ou OS Select DRAM> 64 MB: Se você usar o sistema operacional OS / 2, você deve habilitar essa opção para aceder mais de 64 MB de memória RAM.
Fast EDO Path Select: Habilite essa opção se a memória do computador é do tipo EDO.
CAS Read Wait State ou DRAM Read Wait Estados: Número de estados de espera utilizado na leitura da memória RAM.
CAS Write Wait State: Idem, mas para escrever na memória.
Memory Wait State ou DRAM Wait State: Alguns setups apresentam somente uma única opção para o ajuste de esperar.RAS to CAS Delay ou Fast RAS to CAS Delay: Estados como pulsos existem entre o sinal RAS eo sinal CAS, controlando o acesso à memória RAM.
DRAM RAS Precharge Time: Número de pulsos de clock necessários para o sinal RAS (acesso à memória) acumule carga antes da DRAM é atualizada.
DRAM R / W largada Timing: Número de pulsos de clock necessários antes de cada ler ou escrever para a memória.
DRAM Speed : Para ser configurado de acordo com o tempo de acesso das memórias instaladas.
DRAM especulativo largada: Chipset passará o comando de leitura para a memória um pouco antes de ser totalmente descodificada o endereço, acelerando assim o processo de leitura.
 
Turn-around Insertion: Insere um “wait state” para o acesso a dois dados consecutivos na memória.
Read-around Write: Se um dado é lido de um endereço recém-escrito na memória, o controlador de memória embutido no chipset da placa-mãe pode passar os dados sem uma memória real de leitura, como os dados ainda é realizada no chipset buffer interno.
I / O Recovery Time ou Ciclo Wait State: estados de espera Configurar adicional para ser usado no acesso a dispositivos instalados no barramento ISA.
ISA Line Buffer: Habilita um buffer de dados para o barramento ISA, aumentando o seu desempenho.
Memory Hole ou Memory Hole Aos 15 MB Add: Cria um "buraco de memória entre 15M e 16M para ter um PC compatível com algumas placas de vídeo ISA antigas que usavam essa área de memória.
CPU Burst Write: Aumenta a escrever para o desempenho de RAM.
Host-to-PCI Write Burst Modo Burst: Permite PCI modo burst, aumentando o desempenho do barramento PCI.
PCI simultaneidade ou Peer Simultaneidade: Permite que o barramento PCI controlar mais de um dispositivo PCI por vez, aumentando o desempenho.
PCI Streaming: Permite a transferência de pacotes de dados maiores, aumentando o desempenho do barramento PCI.
PCI-to-DRAM Pipeline: Aumenta o desempenho de gravação de dados feita pelo barramento PCI para a RAM.
CPU-to-PCI Write Post ou CPU-to-PCI Write Buffer: Habilita um buffer de memória para armazenar temporariamente dados enviados pelo processador ao barramento PCI, caso o BUS não está pronto, assim liberando o processador para a execução de outro
tarefa.
PCI Master 0 WS Write: Permite que dispositivos PCI escrevam na memória RAM sem usar wait states.
Passive Release: Aumenta o desempenho do barramento PCI.
PCI IRQ Activate By: Configura se as interrupções do barramento PCI são accionados por borda ou nível do sinal de pedido de interrupção.
Delay Transaction ou PCI 2.1 Apoio: Se activado, o chipset da placa-mãe será compatível com a especificação PCI 2.1.
AT Bus Clock: Essa opção configura o clock do barramento ISA, que deve funcionar a 8 MHz.


Power Management Setup

O PC tem vários modos de suspensão, a fim de economizar energia eléctrica. Este resultado é obtido de diversas maneiras, como por exemplo, reduzindo a frequência de clock do processador ou desligando o disco rígido. Naturalmente, o computador só entra em modo de hibernação após um determinado período de tempo inactivos, ou seja, sem executar qualquer tarefa em tudo. É  menu de gestão de energia que você configure o tempo de inactividade apropriados necessários antes que o PC entra no modo de hibernação.

Existem três modos de suspensão: Doze, Standby e Suspend.
A diferença entre eles é o sono "profundidade". O sono mais profundo, mais energia que vai economizar. O modo de Doze é o mais superficial e o modo de suspensão é o mais profundo.

Na configuração que você definir o tempo de inactividade necessário antes de PC vai para os modos de dormir. Além disso, você vai configurar a duração do período de inactividade de tempo antes que o disco rígido é desligado (IDE Power Control ou HDD Power Down Time opções) e você pode até mesmo configurar a opção para desligar o ventilador do processador quando ele vai para
modo de hibernação (opção CPU Fan Off). Como o clock do processador é reduzida nesse modo, o ventilador pode estar desligado, como o processador não vai aquecer muito.


Você também pode configurar o tipo de actividade permitida para acordar o PC. Modem é um bom exemplo. É muito comum usar o modem como fax e deixar o PC ligado durante todo o dia à espera de chamadas de fax. A fim de economizar energia, você pode configurar o PC para ficar em modo de dormir e acordar na recepção de uma chamada de fax, em seguida, voltar em modo de hibernação após um período de inactividade. Esta facilidade é chamada Wake-up On Ring.


A maioria das configurações mostram uma opção em que uma solicitação de interrupção (IRQ) acorda o PC. Isso significa que qualquer actividade no dispositivo usando esse IRQ vai acordar o PC. O teclado, por exemplo, usa uma interrupção (IRQ1). Consequentemente, se você definir que IRQ1 acorda o PC para cima, ou seja, que qualquer actividade do teclado vai acordar o PC. O mesmo acontece com qualquer dispositivo conectado ao PC, como por exemplo, o mouse serial, que normalmente usa IRQ4 (que é a criação IRQ4 para acordar o PC para cima, ele salta para fora do modo de hibernação quando você mover o mouse). Você pode obter uma lista completa das relações entre os dispositivos e IRQ no seu computador por meio do Gestor de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle), seleccionando Computador e clicando na caixa Propriedades.

PCI / Plug and Play Setup

Existe na configuração de um menu para a configuração do barramento PCI e do ISA Plug and Play. A correcta configuração desse menu é importante para evitar interrupções ou conflitos DMA no computador, especialmente quando tem um periférico antigo instalado, como por exemplo uma placa de som.

Geralmente, quando dois ou mais dispositivos periféricos estão configurados para compartilhar a mesma facilidade, eles não funcionam adequadamente. Quando dois dispositivos Plug and Play são instalados usando um mesmo recurso (mesma linha de interrupção ou canal de DMA), o próprio sistema operacional pode reconfigurar automaticamente os dispositivos, a fim de resolver o conflito de recursos.
Antigo dispositivos Plug and Play não são Plug and Play, portanto, não há nenhuma maneira de alterar suas configurações por meio do sistema operacional (nesse tipo de periférico a configuração é alterada por meio de jumpers). Se um dispositivo Plug and Play usa consistentemente a mesma interrupção ou canal de DMA como um legado dispositivo não Plug and Play, pode acontecer que o sistema é incapaz de gerir este conflito que permite que os conflitos periféricos e, portanto, não funcionam.

Portanto, na configuração do computador não há como definir manualmente quais linhas de interrupção (IRQ) e canais de DMA estão sendo usados por antigos não Plug and Play.
Dessa forma, esses recursos são separados pelo sistema e nenhum dispositivo Plug and Play poderá utilizá-los.


Se você tiver alguma antigo não plug and play instalado no computador - como uma placa de som ou fax modem - você deve executar este procedimento. Placas de som normalmente usam a IRQ5, DMA1 e DMA5, enquanto placas de fax modem usa IRQ3.
A configuração é feita por meio de opções como "Disponível Para x IRQ" e "DMA x Available To". Há duas possibilidades de configuração: "PCI / PnP", caso o recurso esteja sendo utilizado por uma Plug and Play ou PCI dispositivo PCI, ou "ISA / EISA" (ou "Legacy ISA") quando a instalação estiver sendo usado por um não
dispositivo Plug and Play.


Se você tiver uma placa de som antiga no seu computador, você terá que definir "IRQ5 Available To", DMA1 disponível para ", e DMA5 disponível para" como "Legacy ISA", enquanto as outras opções deverão ficar em "PCI / PnP".


Peripheral Setup


On Chip VGA: Habilita o vídeo onboard, se a Motherboard é equipada com tal facilidade.
Tamanho da memória Onboard VGA: Em micros com vídeo onboard e usam a arquitectura UMA (Unified Memory Architecture) o chipset da Motherboard utiliza parte da memória RAM como memória de vídeo.
Onboard Sound: Habilita o som onboard, se a Motherboard é equipada com tal facilidade.
Programming Mode: Se você definir essa opção como auto, a instalação irá configurar automaticamente todas as restantes funções deste menu.
Onboard FDC: Permite que a unidade de disquete.
FDD AB Exchange Function: Troca logicamente a unidade A com a B.
Serial Port 1: Define a porta serial 1. Deixe em "Auto", "COM1" ou "3F8".
Serial Port 2: Configura a porta serial 2.
Serial Port 1 MIDI Support: Activa a porta serial 1 com interface MIDI.
Porta Serial Suporte MIDI 2: Igualmente.
Porta Paralela: Activa a porta paralela do computador.
Parallel Port Mode: Configura o modo da porta paralela operando como normal ("Normal", ou "SPP") ou bi-direcional ("Extended", ou "ECP / EPP").
Parallel Port Extended Mode: Configura o modo bidireccional, que é utilizado pela porta paralela - EPP ou ECP.

Sem comentários:

Enviar um comentário