quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Monitores

O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.
Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem chamamos tela ou ecrã.


Monitores CRT


CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que o ecrã é repetidamente atingido por um feixe de electrões, que actuam no material fosforescente que a reveste, formando assim as imagens. Os monitores CRT utilizam uma tecnologia descoberta ainda no início do século, mas ao mesmo tempo incorporaram tantos avanços que é impossível não se surpreender com o nível de qualidade que alcançaram.


O canhão bombardeia uma a uma, as células de fósforo, sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Ao bombardear a última célula ele volta à posição inicial e recomeça a varredura. O número de vezes por segundo que o canhão é capaz de bombardear a tela é chamada de taxa de actualização. Para que a imagem seja sólida o suficiente para não causar danos aos olhos a taxa de actualização deve ser de pelo menos 75 Hz (75 vezes por segundo).
Com menos que isto surge o flicker, que ocorre devido à perda de luminosidade das células de fósforo do monitor. Usando uma taxa de renovação de menos de 75Hz, o tempo que o feixe de electrões demora para passar é muito longo, fazendo com que células percam parte do seu brilho, sendo reacendidas bruscamente na próxima passagem do feixe de electrões. Isto faz com que as células pisquem, tornando a imagem instável. Esta instabilidade, além de desconfortável, faz muito mal aos olhos. Uma taxa de actualização de 75 Hz é considerada o mínimo para manter a saúde dos seus olhos, mas o ideal é utilizar 85 Hz ou mais.
A taxa de actualização do monitor depende da resolução utilizada. Um monitor de 15 polegadas recente é geralmente capaz de manter 85 Hz a 800x600 ou 75 Hz a 1024x768. Um monitor de 17 polegadas já é capaz de manter 85 Hz a 1024x768, enquanto alguns monitores de 17, como os da linha Flatron são capazes de manter 85 Hz a 1280 x 1024.


Um detalhe importante é que todos os monitores de CRT são analógicos, já que sinais eléctricos de diferentes intensidades controlam o movimento e a potência do feixe de electrões do monitor. Os monitores de LCD e outras tecnologias, como os OLED são totalmente digitais, já não possuem mais o problema do flicker, mas em compensação são bem mais caros.



Exemplo de um monitor CRT

Este tipo de monitor tem como principais vantagens:

  1. sua longa vida útil;
  2. baixo custo de fabricação;
  3. grande banda dinâmica de cores e contrastes;
  4. grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).
As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:


  1. suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg);
  2. o consumo elevado de energia;
  3. efeito de cintilação (flicker);
  4. a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), prejudicial à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que actualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.
  5. Distorção geométrica.
Monitores LCD


LCD (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, o ecrã é composto por cristais que são polarizados para gerar as cores.


Um monitor LCD de 14 polegadas possui uma área de exibição maior do que um CRT de 15 polegadas, enquanto que num LCD de 15 polegadas a área é quase equivalente a um monitor tradicional de 17 polegadas.
Os monitores de cristal líquido também gastam menos electricidade. Enquanto um monitor tradicional de 14 polegadas consome por volta de 90 W, e um de 17 polegadas por volta de 110 W, um LCD de 15" dificilmente ultrapassa a marca dos 35W. Outra vantagem é que estes monitores emitem uma quantidade muito menor de radiação nociva (praticamente nenhuma em alguns modelos) o que os torna especialmente atraentes para quem fica muito tempo em frente ao monitor diariamente.


Finalmente, nos monitores de cristal líquido não existe flicker, pois ao invés da imagem ser formada pela acção do feixe de electrões, como nos monitores CRT, cada ponto da tela actua como uma pequena lâmpada, que muda a sua tonalidade para formar a imagem. O termo "refresh rate" não se aplica ao monitores de cristal líquido, pois neles a imagem é sempre perfeita.







Exemplo de um monitor LCD

Tem como vantagens:
  1. O baixo consumo de energia;
  2. As dimensões reduzidas;
  3. A não-emissão de radiações nocivas;
  4. A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja a funcionar na resolução nativa;
As maiores desvantagens são:
  1. o maior custo de fabrico (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida que o mesmo se for popularizando);
  2. o facto de que, ao trabalhar numa resolução diferente daquela para a qual foi projectado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam por degradar a qualidade final da mesma;
  3. o "preto" que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, não apresentando desta forma um preto real similar aos oferecidos nos monitores CRTs;
  4. o contraste não é muito bom como nos monitores CRT ou de Plasma, assim a imagem fica com menos definição, este aspecto vem sendo atenuado com os novos painéis com iluminação por leds e a fidelidade de cores nos monitores que usam painéis do tipo TN são de fraca qualidade, os com paineis IPS, mais raros e bem mais caros, têm melhor fidelidade de cores, chegando mais próximo da qualidade de imagem dos CRTs;
  5. um facto não divulgado pelos fabricantes: se o cristal líquido da tela do monitor for danificado e ficar exposto ao ar, pode emitir alguns compostos tóxicos, tais como o óxido de zinco e o sulfeto de zinco; este será um problema quando alguns dos monitores fabricados hoje em dia chegarem ao fim de sua vida útil (estimada em 20 anos).
Apesar das desvantagens supra mencionadas, a venda de monitores e televisores LCD tem vinda a crescer consideravelmente.


Sem comentários:

Enviar um comentário