quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Memórias

O primeiro chip de memória Ram foi lançado em 1970 pela Intel. O chip 1103 era um chip de memória DRAM (Dynamic Random Access Memory), tinha 1 kb de memória, 28 pinos e capacidade por cada ciclo de 8 bits por segundo.


FPM-RAM

No final dos anos 80 surgiu a FPM-RAM (Fast Page Mode Ram). Possuía 30 pinos,a sua velocidade de acesso era entre 25 e 33 MHz, e a sua capacidade por cada ciclo era de 8 e de 9 bits (paridade) por segundo.


FPM - RAM



Foram fabricadas com tempos de acesso de 70 ou 60 nanómetros por segundo. Foram muito populares em sistemas como os 486 e os primeiros Pentium. No final dos anos 90 estas memórias foram melhoradas, possuindo 72 pinos, a mesma velocidade de acesso, mas com a capacidade por cada ciclo de 32 e 36 (paridade) bits por segundo.


EDO-RAM

Em 1995 foi criada a EDO-RAM (Estendam Data Output Ram), fabricadas com rempos de acesso de 40 ou 30 nanómetros por segundo, era também capaz de enviar acções contíguas, mas direccionava a coluna que ia utilizar enquanto se lia a informação da coluna anterior, tendo como resultado uma eliminação de estados de espera, mantendo activo o buffer de saída até começar o próximo ciclo de leitura.


EDO-RAM
Estas memórias eram fabricadas com 168 pinos, com velocidades de acesso de 100 a 133 MHz, e com capacidade por cada ciclo de 64 bits por segundo.


SD-RAM

Mais tarde surgiu a SD-RAM (Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Acess Memory). Estas memórias são fabricadas com 184 pinos, têm velocidades de acesso entre 100 e 200 MHz, e com capacidade de 64 bits por segundo por cada ciclo.



SD-RAM

DDR

Depois surgiram as memórias DDR (Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Acess Memory) II, que foram uma evolução das SD-Ram, estes módulos são fabricados com 240 pinos, possuem velocidades de acesso entre 266 e 800 MHz, e têm de capacidade 64 bits por segundo por cada ciclo.


DDR
Foram também criadas as RDRAM (Rambus DRAM). Estas memórias são fabricadas com 184 pinos, possuem velocidades de acesso entre 400 e 1333 MHz, e têm de capacidade 16,32 ou 64 bits por segundo por cada ciclo.


DDR2 SDRAM


A DDR2 SDRAM ou DDR2 é uma evolução ao antigo padrão DDR SDRAM, conforme homologação da JEDEC.

 
DDR2-SDRAM


A nova tecnologia veio com a promessa de aumentar o desempenho, diminuir o consumo elétrico e o aquecimento, aumentar a densidade e minimizar a interferência eletromagnética (ruído). São esperados módulos de até 4GB de memória.





DDR3 SDRAM

Em engenharia electrónica, DDR3 SDRAM ou Taxa Dupla de Transferência Nível Três de Memória Síncrona Dinâmica de Acesso Aleatório é uma interface de memória de acesso randomizado – RAM (Random Acess Memory) – usada para o grande armazenamento de dados utilizados em computadores ou outros dispositivos eletrônicos. É uma das várias implementações de RAM síncrona e dinâmica (SDRAM, Syncronous Dynamic RAM), ou seja, trabalha sincronizada com os ciclos de clock da placa-mãe, sem tempo de espera.

DDR3 SDRAM


DDR3 SDRAM é uma melhoria sobre a tecnologia precedente DDR2 SDRAM. O primeiro benefício da DDR3 é a taxa de transferência duas vezes maior que a taxa da DDR2, de modo que permite taxas de barramento maiores, como também picos de transferência mais altos do que as memórias anteriores.
Não há redução significativa de latência (diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis), já que isso não é uma característica da interface. Adicionalmente, o padrão DDR3 permite que um chip com capacidade entre 512 megabits e 8 gigabits use um módulo de memória de 16 gigabytes de maneira eficaz. Porém, cabe salientar que DDR3 é uma especificação de interface DRAM; ou seja, os atuais slots DRAM que armazenam os dados são iguais aos dos outros tipos de DRAM, e têm desempenho similar.






Sem comentários:

Enviar um comentário